Análise: Ladrões de Bicicleta
Por Carina Rabelo
O filme "Ladrões de Bicicleta" é considerado um dos maiores expoentes de um movimento cinematográfico italiano conhecido como "Neo-realismo". A principal característica do neo-realismo é abordar a realidade diária, o cotidiano e as dificuldades das classes menos favorecidas de maneira simbólica, inaugurando um estilo intermediário entre o real e o documentário. Procurava-se “filmar com estilo uma realidade não estilizada”, o que provocou uma profunda mudança estética e ideológica no cinema. Os atores não eram profissionais, na maioria das vezes, eram pessoas comuns selecionadas no meio da rua.
A carência de recursos e a indisponibilidade de estúdios obrigavam os diretores a filmar em externas, nas avenidas e becos da cidade - utilizados como cenário para o desenvolvimento da trama - e optar por iluminação natural e equipamentos portáteis, numa mistura de verdade e imitação, mas tudo feito com simplicidade. Apesar dos roteiros se inspirarem em técnicas do romance americano, o protagonista sempre era um personagem simples (em oposição às intrigas clássicas vinculadas a heróis extraordinários). O neo-realismo provou que era possível fazer filmes de qualidade, mesmo sem um grande investimento financeiro, numa oposição clara às superproduções norte-americanas ou italianas – anteriores à guerra.
Também era uma característica do neo-realismo a crítica à indiferença e à crueldade das autoridades com o povo. Mostrava concretamente e sem economia dramática as duras conseqüências sociais do regime fascista. É marcado por uma forte crítica ao confronto existente entre a sociedade de consumo e a classe pobre, explicitando as contradições e propondo um novo modo de abordagem estética dos diversos elementos fílmicos. O neo-realismo foi responsável por uma grande ruptura com as convenções artísticas e sociais da época.
O humanismo de "Ladrões de Bicicleta" não descaracteriza o aspecto documental porque a realidade não exclui o ser humano e os seus sentimentos. A idéia de objetividade dos “documentos históricos” jamais poderá ser entendida como total e absoluto distanciamento humano do fato, visto que não há história sem a participação simbólica dos indivíduos. Neste sentido, é fundamental diferenciar os conceitos “realidade” e “real”. Designa-se por real o que “existe por si mesmo” e “o que é relativo às coisas”. A realidade, em compensação, é a experiência do real vivida pelos diversos sujeitos, mas está inteiramente situada no campo do imaginário. Como já dizia o crítico André Bazin, “o realismo no cinema se baseia, não em uma noção física da realidade, mas em uma noção psicológica”. O cinema trabalha com a realidade simbólica, não com o real, mas nem por isso deixa de servir como “documentação” da história.
O filme não peca pelo humanismo, mas pela caricatura “moralista” e pela tendência ao exagero nas “tragédias” vivenciadas pelos personagens. Ricci, protagonista que tem sua bicicleta roubada, é representado como um ser humano de índole “impecável”, pois, apenas no último momento - depois de esgotadas todas as tentativas, algumas até folclóricas, de recuperar sua bicicleta – ele pensa na possibilidade de roubar o veículo. E esta decisão não vem fácil, resulta de um “dilema quase insuportável”, quando o “herói” leva horas andando de um lado para outro até tomar coragem para praticar o furto. E, desastrosamente, no momento em que decide fazê-lo, toda a cidade de Roma parece assistir à cena e, em conjunto, os cidadãos saem em sua captura.
Furiosos e indignados, todos estão dispostos a surrar o ladrão e fazê-lo pagar pelo ilícito. No entanto, em diversas cenas em que Ricci localiza a sua bicicleta roubada, ele clama por ajuda, grita, esbraveja, mas ninguém faz nada. De certa forma, a narrativa centraliza todas as tragédias humanas sobre um único personagem, algo que não ocorre na realidade, onde as diversas dores são diluídas entre os indivíduos. O tom melodramático e o enquadramento caricatural, de certa forma, colocam em xeque a “verossimilhança” do realismo do filme.
Os conflitos vivenciados pelos personagens são representados de maneira crua, sem grandes produções cinematográficas, e ilustram com propriedade a realidade das classes menos favorecidas - daqueles que estão à margem do poder e foram esquecidos pelas autoridades. A temática é universal, pois os conflitos sociais abordados pela obra não são exclusivos da Itália pós-guerra – são, acima de tudo, marcas da sociedade humana.
A utilização de metáforas e símbolos salvam a narrativa do tédio e garantem a dinâmica rítmica. A analogia metafórica entre os inúmeros lençóis empilhados na casa de penhor e a grande fila de miseráveis à espera de “alguns trocados” mostra que a situação de pobreza vivenciada por Ricci era comum naquela Itália.
O filme também faz críticas sutis e implícitas ao contraste social entre a superficialidade burguesa e a miséria dos operários, quando contrapõe a imagem da bela Rita Hayworth nos cartazes de cinema e a maçante tarefa de pregá-los nas sujas paredes do subúrbio; ou quando mostra a criança abastada devorando os pratos mais finos do restaurante e o faminto Bruno, que saboreia parcimonialmente seu pequeno “Bife a Parmeggiana”.
O filme também se enquadra na estética realista quando opta por atores não-profissionais, ambienta a trama nas ruas e praças da cidade de Roma e pontua temáticas universais, como o homem que ama a sua família e quer sustentá-la; o ciclo de roubos e miséria como resultado da má distribuição de renda numa sociedade; e as privações financeiras de um indivíduo como porta de entrada do mesmo para a criminalidade. A obra também contrasta com as produções cinematográficas feitas até aquela época (1948), que privilegiavam na temática central o enfoque burguês.
“Ladrões de Bicicleta” reivindica a construção de um mundo imaginário que produz um forte efeito de real, mas procura também recuperar uma capacidade de idealidade, para dizer alguma coisa sobre o real, e não apenas sobre a realidade momentânea.
O filme "Ladrões de Bicicleta" é considerado um dos maiores expoentes de um movimento cinematográfico italiano conhecido como "Neo-realismo". A principal característica do neo-realismo é abordar a realidade diária, o cotidiano e as dificuldades das classes menos favorecidas de maneira simbólica, inaugurando um estilo intermediário entre o real e o documentário. Procurava-se “filmar com estilo uma realidade não estilizada”, o que provocou uma profunda mudança estética e ideológica no cinema. Os atores não eram profissionais, na maioria das vezes, eram pessoas comuns selecionadas no meio da rua.
A carência de recursos e a indisponibilidade de estúdios obrigavam os diretores a filmar em externas, nas avenidas e becos da cidade - utilizados como cenário para o desenvolvimento da trama - e optar por iluminação natural e equipamentos portáteis, numa mistura de verdade e imitação, mas tudo feito com simplicidade. Apesar dos roteiros se inspirarem em técnicas do romance americano, o protagonista sempre era um personagem simples (em oposição às intrigas clássicas vinculadas a heróis extraordinários). O neo-realismo provou que era possível fazer filmes de qualidade, mesmo sem um grande investimento financeiro, numa oposição clara às superproduções norte-americanas ou italianas – anteriores à guerra.
Também era uma característica do neo-realismo a crítica à indiferença e à crueldade das autoridades com o povo. Mostrava concretamente e sem economia dramática as duras conseqüências sociais do regime fascista. É marcado por uma forte crítica ao confronto existente entre a sociedade de consumo e a classe pobre, explicitando as contradições e propondo um novo modo de abordagem estética dos diversos elementos fílmicos. O neo-realismo foi responsável por uma grande ruptura com as convenções artísticas e sociais da época.
O humanismo de "Ladrões de Bicicleta" não descaracteriza o aspecto documental porque a realidade não exclui o ser humano e os seus sentimentos. A idéia de objetividade dos “documentos históricos” jamais poderá ser entendida como total e absoluto distanciamento humano do fato, visto que não há história sem a participação simbólica dos indivíduos. Neste sentido, é fundamental diferenciar os conceitos “realidade” e “real”. Designa-se por real o que “existe por si mesmo” e “o que é relativo às coisas”. A realidade, em compensação, é a experiência do real vivida pelos diversos sujeitos, mas está inteiramente situada no campo do imaginário. Como já dizia o crítico André Bazin, “o realismo no cinema se baseia, não em uma noção física da realidade, mas em uma noção psicológica”. O cinema trabalha com a realidade simbólica, não com o real, mas nem por isso deixa de servir como “documentação” da história.
O filme não peca pelo humanismo, mas pela caricatura “moralista” e pela tendência ao exagero nas “tragédias” vivenciadas pelos personagens. Ricci, protagonista que tem sua bicicleta roubada, é representado como um ser humano de índole “impecável”, pois, apenas no último momento - depois de esgotadas todas as tentativas, algumas até folclóricas, de recuperar sua bicicleta – ele pensa na possibilidade de roubar o veículo. E esta decisão não vem fácil, resulta de um “dilema quase insuportável”, quando o “herói” leva horas andando de um lado para outro até tomar coragem para praticar o furto. E, desastrosamente, no momento em que decide fazê-lo, toda a cidade de Roma parece assistir à cena e, em conjunto, os cidadãos saem em sua captura.
Furiosos e indignados, todos estão dispostos a surrar o ladrão e fazê-lo pagar pelo ilícito. No entanto, em diversas cenas em que Ricci localiza a sua bicicleta roubada, ele clama por ajuda, grita, esbraveja, mas ninguém faz nada. De certa forma, a narrativa centraliza todas as tragédias humanas sobre um único personagem, algo que não ocorre na realidade, onde as diversas dores são diluídas entre os indivíduos. O tom melodramático e o enquadramento caricatural, de certa forma, colocam em xeque a “verossimilhança” do realismo do filme.
Os conflitos vivenciados pelos personagens são representados de maneira crua, sem grandes produções cinematográficas, e ilustram com propriedade a realidade das classes menos favorecidas - daqueles que estão à margem do poder e foram esquecidos pelas autoridades. A temática é universal, pois os conflitos sociais abordados pela obra não são exclusivos da Itália pós-guerra – são, acima de tudo, marcas da sociedade humana.
A utilização de metáforas e símbolos salvam a narrativa do tédio e garantem a dinâmica rítmica. A analogia metafórica entre os inúmeros lençóis empilhados na casa de penhor e a grande fila de miseráveis à espera de “alguns trocados” mostra que a situação de pobreza vivenciada por Ricci era comum naquela Itália.
O filme também faz críticas sutis e implícitas ao contraste social entre a superficialidade burguesa e a miséria dos operários, quando contrapõe a imagem da bela Rita Hayworth nos cartazes de cinema e a maçante tarefa de pregá-los nas sujas paredes do subúrbio; ou quando mostra a criança abastada devorando os pratos mais finos do restaurante e o faminto Bruno, que saboreia parcimonialmente seu pequeno “Bife a Parmeggiana”.
O filme também se enquadra na estética realista quando opta por atores não-profissionais, ambienta a trama nas ruas e praças da cidade de Roma e pontua temáticas universais, como o homem que ama a sua família e quer sustentá-la; o ciclo de roubos e miséria como resultado da má distribuição de renda numa sociedade; e as privações financeiras de um indivíduo como porta de entrada do mesmo para a criminalidade. A obra também contrasta com as produções cinematográficas feitas até aquela época (1948), que privilegiavam na temática central o enfoque burguês.
“Ladrões de Bicicleta” reivindica a construção de um mundo imaginário que produz um forte efeito de real, mas procura também recuperar uma capacidade de idealidade, para dizer alguma coisa sobre o real, e não apenas sobre a realidade momentânea.
7 Comments:
Bonjour, cinerelax.blogspot.com!
[url=http://medicocialis.fora.pl/ ]vendo cialis online[/url] [url=http://cialisbarata.fora.pl/ ]vendo cialis online[/url] [url=http://escialisonline.fora.pl/ ]vendo cialis en espana[/url] [url=http://cialismasbarata.fora.pl/ ]venta de cialis [/url] [url=http://esviagra.fora.pl/ ]vendo viagra [/url] [url=http://viagraespana.fora.pl/ ] viagra online[/url]
rolling stones singles [url=http://loveepicentre.com/]transsexual dating service[/url] dating agency east http://loveepicentre.com/ how does carbon dating work
mercedes benz 220 c klasse t modell cdi esprit selection http://autoexpress.in/mercury/check/engine/light/1999/mercury/cougar mercedes coil spring compressor
[url=http://autoexpress.in/scion]diesel archive mercedes[/url] nuclear powered automobile [url=http://autoexpress.in/rover/rover/620/ti]rover 620 ti[/url]
mercedes van sales http://autoexpress.in/rover/rover/windscreens
[url=http://autoexpress.in/mazda/mazda/proceed]automobile grab handles[/url] new york automobile show nyc [url=http://autoexpress.in/rover/rover/45/user/manual]rover 45 user manual[/url]
advertising for the volkswagen http://autoexpress.in/maybach/starting/the/maybach/tiger/tank/engine
[url=http://autoexpress.in/scooters/radoz/scooters]hillsborough auto marks[/url] horse betting racing horseracing [url=http://autoexpress.in/buell/buell/test/ride/uk]buell test ride uk[/url]
adult youtubr http://theporncollection.in/hentai-porn/orhime-hentai
[url=http://theporncollection.in/masturbating/nude-teens-masturbating-in-shower]very young german porn thumbs[/url] fantastic 4 hentai [url=http://theporncollection.in/mature-xxx/mature-housewife]mature housewife[/url]
naked sexy women photos http://theporncollection.in/lesbian-xxx/free-full-length-lesbian-sex-videos
[url=http://theporncollection.in/gay-porn/free-teen-gay-sex]adult direct deposit[/url] wordsworth hentai [url=http://theporncollection.in/mature-woman/mature-bukake]mature bukake[/url]
adult movie free http://theporncollection.in/porn-galleries/free-ron-jeremy-porn
[url=http://theporncollection.in/orgy/girl-orgy-photos]donna marie porn clips[/url] older women in sexy nylons [url=http://theporncollection.in/hentai-porn/orhime-hentai]orhime hentai[/url]
adult attention deficet disorder http://theporncollection.in/porn-galleries/world-record-porn-star
[url=http://theporncollection.in/orgasm/gorgeous-chick-stroking-her-clit-to-orgasm-video-clip]adult videos blow job swallow adult[/url] marshalltown porn [url=http://theporncollection.in/mature-woman/free-mature-amatuer-video-galleries]free mature amatuer video galleries[/url]
difference between medium width and wide width shoes http://luxefashion.us/d-amp-g-zip-up-jacket-for-men-navy-blue-white-item2251.html designer sectional furniture [url=http://luxefashion.us/black-golden-color92.html]horse riding clothes surrey[/url] pikolino shoes
http://luxefashion.us/burberry-jacket-for-women-beige-item8.html oldfashioned christian music [url=http://luxefashion.us/brown-shirts-color12.html]modest clothes for catholic women[/url]
auto gps with weather http://pqx.in/bentley/malcom/bentley/satffordshire mercedes c320 steering boot
[url=http://pqx.in/bugatti/bugatti/veron]automobile repair guestions[/url] ho to get cj to have sex in grand theft auto san andreas [url=http://pqx.in/fiat/autos/fiat/nuevos]autos fiat nuevos[/url]
racing nsw http://pqx.in/isuzu/isuzu/owners/manual
[url=http://pqx.in/isuzu/myrtle/beach/hyundai/isuzu]mercedes 230ce radio[/url] auto parts sell [url=http://pqx.in/bugatti/bugatti/veyron/pics]bugatti veyron pics[/url]
instructional methods in teaching automobile technology http://pqx.in/daihatsu/daihatsu/midget/ii/new/zealand
[url=http://pqx.in/volvo/volvo/oil/delivery/tube]vip discount auto center milford nh[/url] marche sectoriellebelge auto [url=http://pqx.in/mini/online/mini/mysteries]online mini mysteries[/url]
new auto show http://xwm.in/bugatti/bugatti-sculpture lkq auto florida
[url=http://xwm.in/radiator/radiator-caps]play free online car racing games[/url] trade center auto lincoln ne [url=http://xwm.in/fuel/fuel-cost-in-canada]fuel cost in canada[/url]
mercedes torres az http://xwm.in/harley/gene-lummus-harley-davidson
[url=http://xwm.in/acura/acura-cd-player-error-e01]mercedes case rondoyt[/url] volkswagen pre 1998 [url=http://xwm.in/geo/geo-chain]geo chain[/url]
pioneer auto sales truck avon ny http://xwm.in/porsche/racing-porsche-engine
[url=http://xwm.in/chevrolet/deluca-chevrolet]ganley mercedes benz akron[/url] s 430 mercedes [url=http://xwm.in/peugeot/peugeot-team-poster]peugeot team poster[/url]
Postar um comentário
<< Home